MUITO ALÉM DA CIRURGIA BARIÁTRICA: OS BENEFÍCIOS QUE LEVAM A UMA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA
Conhecida popularmente como redução de estômago, a Cirurgia Bariátrica potencializa o processo de emagrecimento de pacientes com obesidade mórbida e obesidade grau II.
Sobre esse grande auxílio da cirurgia bariátrica na perda de peso, isso muitas pessoas já sabem. Agora, você já conhece os inúmeros benefícios que ela pode proporcionar para uma transformação de vida ao paciente? São alguns deles:
Ajuda a reduzir o risco de outras doenças associadas a obesidade; melhora a longevidade, perspectiva de vida; melhora a qualidade do sono; melhora a saúde emocional e psicológica; melhora o metabolismo, dando mais disposição no dia a dia do paciente; melhora a autoestima e autoconfiança de pacientes, principalmente, na sua profissão e nos seus relacionamentos interpessoais; ajuda a prevenir alguns tipos de câncer; e também, pode ajudar a melhorar a fertilidade das pacientes.
Mas para chegar a essas conquistas, quais são as técnicas mais modernas e utilizadas? Atualmente, existem 2 técnicas utilizadas na cirurgia bariátrica com resultados diferentes:
- Bypass Gástrico em Y de Roux é o tipo de cirurgia bariátrica mais realizados no Brasil e no mundo, com aproximadamente 75% dos procedimentos, permitindo que o paciente elimine uma média de 40 a 45% do peso inicial, remodelando o estômago e reduzindo-o seu reservatório de 20 a 30 ml de volume, favorecendo, assim o aumento da produção dos hormônios que geram sensação de saciedade.
- A técnica Sleeve consiste em retirar a grande curvatura que faz parte do corpo e o fundo gástrico o estômago. Com esse procedimento o estômago passa a ter um volume de 80 a 100 ml. Um fator importante nessa técnica é que com a retirada do fundo gástrico, ocorre a diminuição da grelina, que é o hormônio responsável por estimular o apetite. Outra vantagem é o duração de cirurgia dessa modalidade, possuindo um tempo médio de 45 minutos.
Importante destacar que o paciente que será submetido à cirurgia bariátrica precisará, antes da etapa da realização da cirurgia, passará por uma série de exames de avaliação de condição de saúde. Nesse momento, é importante que o profissional que o acompanha esclareça se existem situações que podem impedi-lo de passar pelo procedimento.
Além disso, a mudança de hábitos de vida, como alimentação, exercício físico e controle emocional, antes e após o procedimento, é de extrema importância, a fim de garantir a segurança da saúde do paciente e o resultado tão esperado do procedimento.
Por isso, é muito importante que além do cirurgião, o paciente receba o apoio e o acolhimento de uma equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde que o acompanharão em todo esse processo pré e pós cirúrgico, orientando-o em sua rotina da melhor forma possível.